42 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti    GOMES, Higor Augusto. Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. []. , 42, pp.136-151.   30--2021. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.42.136-151.

^a

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem.

^lpt^a

This work describes the development of a semiautomatic electronic questionnaire, based on the Learning Styles Analysis Process algorithm using Extended Concept Maps. Its implementation will represent an alternative for the dynamic analysis of Learning Styles and the training of students to produce their self-assessment and also self-regulated learning. We use Google Spreadsheets for develop the questionnaire and for the storing data, and CmapTools for visualization. The preliminary results, demonstrated in the concept case, confirm that the questionnaire is able to reveal and adequately represent the Learning Styles. Therefore, it is intended that in the next phase of this research, an wide application of the questionnaire will be carried out, with the objective of identifying the accuracy of the Learning Styles identifying process, and the development of a report to guide the student in his learning strategies.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )