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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

TAVARES, Cláudia Mara de Melo et al. Competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas no ensino de graduação em enfermagem. []. , spe4, pp.25-32. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0137.

^lpt^aCONTEXTO: O docente de enfermagem psiquiátrica e saúde mental, ao organizar e desenvolver seu planejamento para o ensino acredita que está formando enfermeiros competentes para a prática assistencial em saúde mental, conforme os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira. No Brasil, não há consenso e nem regulamentação acerca das competências específicas do enfermeiro especialista em saúde mental. OBJETIVOS: Descrever o perfil sociodemográfico dos docentes da área de enfermagem de saúde mental das instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro; Discutir as competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas pelos docentes no curso de graduação em enfermagem. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido por meio de entrevista dirigida a 14 docentes que atuam em instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. Adotou-se a técnica de análise temática de conteúdo. RESULTADOS: Os docentes descrevem como competências específicas do enfermeiro de saúde mental: clínica do sujeito; escuta sensível; comunicação terapêutica; trabalho em equipe; autoconhecimento; reforma psiquiátrica; atenção à família; sistematização da assistência de enfermagem; inovação; saber lidar com a diferença e estigmas; desenvolver a própria personalidade. Contudo, indicam que o ensino não está orientado por competências. CONCLUSÃO: O ensino de saúde mental nas instituições de ensino investigadas não está orientado por competências. Há consensos parciais relacionados à formação na perspetiva da clínica do sujeito e da Reforma Psiquiátrica.^len^aBACKGROUND: In the organisation and development of his/her teaching syllabus, the psychiatry and mental health nursing teacher believes hat he is training competent nurses for care provision in the mental health area in accordance with the principles of the Brazilian psychiatric reform. No consensus was reached and no regulations are to be found in Brazil about the mental health nurse specialist skills. AIM: To describe the sociodemographic profile of teachers in the area of mental health nursing in ​​public higher education institutions in Rio de Janeiro; to discuss the specific skills of the mental health nurse emphasized by teachers in undergraduate courses in nursing. METHODS: This was a qualitative, descriptive, and exploratory study developed by means of direct interviews with 14 teachers who work in public higher education institutions in the State of Rio de Janeiro. We adopted the thematic content analysis technique to analyse and interpret the results. RESULTS: The teachers referred the following specific skills in the mental health nurse: subject’s clinic; active listening; therapeutic communication; team work; self-knowledge; psychiatric reform; family attention; systematization of nursing care; innovation; capacity of managing difference and stigmas and development of own personality. However, teachers make clear that education is not skill-oriented. CONCLUSION: Mental health education in the educational institutions where the research took place is not skill oriented. There is partial consensus regarding training in behalf of the subject clinic and the psychiatric reform.^les^aCONTEXTO: En la organización y desarrollo de la planificación de enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental los docentes creen que se está formando enfermeras competentes para la práctica de los cuidados de salud mental, de acuerdo con los principios de la Reforma Psiquiátrica Brasileña. En Brasil no hay ni consensoni y reglamientos len lo que concierene las habilidades específicas de la enfermera en la salud mental. OBJETIVO: Describir el perfil sociodemográfico de los profesores de área de enfermería de salud mental de las instituciones públicas de educación superior en Río de Janeiro; Discutir las habilidades específicas de enfermera de salud mental enfatizados por los profesores de la licenciatura en enfermería. METODOLOGÍA: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, desarrollado mediante entrevista directa a 14 maestros que trabajan en las instituciones públicas de educación superior del Estado de Río de Janeiro. Se adoptó la técnica de análisis de contenido temático. RESULTADOS: Los maestros describen las funciones específicas de la enfermera de salud mental: la clínica del sujeto; escucha sensible; la comunicación terapéutica; trabajo en equipo; conocimiento de sí mismo; La reforma psiquiátrica; atención a la familia; sistematización de la asistencia de enfermería; la innovación; cómo hacer frente a la diferencia y el estigma; desarrollar su propia personalidad. Sin embargo, indican que la educación no está orientado habilidades. CONCLUSIÓN: La educación para la salud mental en las instituciones educativas investigados no están orientados habilidades. Existe un consenso parcial afecta a la formación en vista de la clínica del sujeto y la reforma psiquiátrica.

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