4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

FERREIRA, Rejane Eleuterio et al. Perfil motivacional e demográfico dos alunos do mestrado acadêmico e profissional. []. , spe4, pp.77-84. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0145.

^lpt^aCONTEXTO: O curso de mestrado em enfermagem tem contribuido para o avanço da profissão ao longo dos seus 40 anos, devido à alta produção científica. OBJETIVO: Conhecer o perfil dos alunos de mestrado acadêmico e profissional do estado do Rio de Janeiro, e suas motivações para realizar o mestrado. METODOLOGIA: Pesquisa quantitativabaseada em dados primários obtidos através da aplicação de questionário sociodemográfico aos alunos regulares matriculados nos programas de mestrado em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. RESULTADOS: Verificou-se que os alunos mais jovens de idade e de profissão optam pelo mestrado acadêmico, enquanto que o oposto opta pelo mestrado profissional. A motivação dos alunos esta ligada a busca de novos conhecimentos e qualificação para melhorar a atuação tanto na prática assistêncial, quanto na docência em saúde. Foi constatado que o incentivo precoce às atividades acadêmicas durante a graduação contribui positivamente na motivação do aluno para ingressar no mestrado. CONCLUSÕES: O perfil e as motivações que levam os alunos a ingressarem nas duas modalidades de mestrado - acadêmico e profissional, são bem características e encontram correspondência com a proposta de cada curso.^len^aBACKGROUND: The Master's degree in nursing has contributed to the advancement of the profession throughout its 40 years, due to the high amount of scientific production. OBJECTIVE: Getting to know the profile of academic and professional master's students in the state of Rio de Janeiro, and their motivations for taking the Master. METHODS: Quantitative research, based on primary data obtained through the application of sociodemographic questionnaire to regular students enrolled in master's programs in nursing of public universities in the state of Rio de Janeiro. RESULTS: It was found that younger students and with less professional experience choose the academic master, while the opposite opt for a professional master. The students' motivation is linked to the quest for knowledge and skills to improve performance both in the care practice, and in the health teaching. It has been found that early encouragement of academic activities during graduation contributes positively to the student's motivation to enrol for the Masters. CONCLUSIONS: The profile and the motivations that lead students to join the two types of master - academic and professional, are very characteristic and match with the proposal of each course.^les^aCONTEXTO: El Máster en enfermería ha contribuido al avance de la profesión a lo largo de sus 40 años, debido a la intensa producción científica. OBJETIVO: Conocer el perfil de los estudiantes de máster académico y profesional en el estado de Río de Janeiro, y sus motivaciones para ingresar en dichos másters. METODOLOGÍA: La investigación cuantitativa, basada en datos primarios obtenidos mediante la aplicación del cuestionario socio demográfico de los estudiantes regulares inscritos en programas de máster en enfermería en las universidades públicas en el estado de Río de Janeiro. RESULTADOS: Se concluyó que los estudiantes más jóvenes y con menor experiencia profesional eligen el máster académico, mientras que lo contrario opta por el máster profesional. La motivación de los estudiantes está vinculada a la búsqueda de nuevos conocimientos y habilidades para mejorar el rendimiento tanto en la práctica de atención, como la enseñanza de la salud. Se ha encontrado que los principios de fomento de las actividades académicas durante la graduación contribuyen positivamente a la motivación del estudiante para participar en los másteres. CONCLUSIONES: El perfil y los motivos que llevan a los estudiantes a frecuentar los dos tipos de maestro - académico y profesional, son muy característicos y se hacen coincidir con la propuesta de cada curso.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License