25 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

SILVA, Meire da; FUCCI, Ana Carolina; GARBO, Camila    SILVA, Nilson. Repercussões da dependência química na vida laboral do usuário, visão do empregador. []. , 25, pp.95-115.   30--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0300.

Introdução:

A dependência química é considerada um grave problema de saúde pública e, repercute diretamente em todos os aspectos da vida do dependente, inclusive laboral.

Objetivo:

Investigar possíveis implicações laborais decorrentes da dependência química, a partir da percepção de representantes dos recursos humanos de empresas, bem como identificar estratégias e procedimentos adotados pelo empregador frente a estes funcionários.

Métodos:

Pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Participaram cinco empresas localizadas no interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário semiestruturado e realizada análise de conteúdo.

Resultados:

Verificou-se compreensão limitada da dependência química enquanto doença, favorecendo atitudes de preconceito quanto às capacidades laborais do dependente químico, dificultando o ingresso, manutenção e retorno ao trabalho.

Conclusões:

Necessidade de programas de prevenção e acompanhamento pelas empresas, de integração dos serviços de saúde com as empresas e de um enfoque multiprofissional para o enfrentamento do problema.

: Reabilitação; Saúde ocupacional; Trabalho; Transtorno relacionado ao uso de substâncias.

        · |     · |     · ( pdf )