25 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

LEITE, João; RIBEIRO, Letícia    FRAGELLI, Thaís. Estratégias para o desenvolvimento de empatia em enfermagem: Rapid review. []. , 25, pp.165-182.   30--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0304.

^a

Introdução:

A empatia é considerada uma competência clínica importante no desenvolvimento de profissionais da área da saúde e, está diretamente relacionada ao sucesso das intervenções em saúde.

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa foi identificar métodos para o desenvolvimento de empatia no ensino em enfermagem por meio de uma rapid review.

Métodos:

Foi realizada uma rapid review em revistas com relevância no tema de educação em enfermagem.

Resultados:

Encontraram-se 190 artigos e foram selecionados 21 artigos para análise qualitativa, respeitando os critérios de inclusão e exclusão propostos. Entre os resultados, identificaram-se sete tipos de metodologias diferentes para aplicação no aprendizado, dentre elas, a simulação é tida como estratégia principal, visando experiências próximas à realidade. Evidenciou-se também o uso das artes como poema, storytelling e músicas.

Conclusões:

Conclui-se que devido à importância da enfermagem diante da vulnerabilidade humana, há a necessidade de métodos que perpetuem a empatia no decorrer da graduação, para melhoria do cuidado.

^lpt^a

Background:

Empathy is considered an important clinical competence for the Development of health professionals. The empathy is directly related to the quality of health interventions.

Aim:

The objective of this research was identify methods for teaching empathy in teaching nursing through a rapid review.

Methods:

A rapid review was carried out in journals with relevance to the theme of nursing education.

Results:

Was listed 190 articles from the journals them 21 articles were selected for qualitative analysis, according the criterion of exclusion and inclusion. In the results, seven different methods of learning application were found. They approached simulation as their main strategy, looking experiences similar to reality, the use of the arts as poem, storytelling and music was also evidenced like methods of learning.

Conclusions:

It is concluded that due to the importance of nursing in relation to human vulnerability, methods that perpetuate empathy during graduation are needed to improve science of care.

^len^a

Contexto:

La empatía se considera una competencia clínica importante para el desarollo de profesionales de la salud y está directamente relacionada con éxito en las intervenciones de salud.

Objetivo:

El objetivo de esta investigación fue identificar métodos para enseñar empatía en enseñando en enfermería a través de una rapid review.

Metodología:

Se realizó una revisión rápida en revistas con relevancia para el tema de la formación en enfermería.

Resultados:

se encontraron 190 artículos y se seleccionaron 21 artículos para el análisis cualitativo, respetando los criterios de inclusión y exclusión propuestos. Entre los resultados, encontramos siete metodologías diferentes para la aplicación del aprendizaje, entre ellas, la simulación se considera como la estrategia principal, apuntando a experiencias cercanas a la realidad, así como el uso de las artes como poema, narración de cuentos y música. Conclusiones: Se concluye que debido a la importancia de la enfermería frente a la vulnerabilidad humana, existe la necesidad de métodos que perpetúen la empatía durante la graduación, para mejorar la atención.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )