ser2 9 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos do Arquivo Municipal

 ISSN 2183-3176

FERREIRA, Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva. Memórias de ausência, testemunhos de persistência: a talha barroca das igrejas de Nossa Senhora do Socorro, de Santo Estêvão e de São Miguel, em Lisboa. []. , ser2, 9, pp.81-96. ISSN 2183-3176.

^lpt^aO conhecimento sobre a feição dos interiores das igrejas barrocas de Lisboa, muitos deles desaparecidos ou radicalmente alterados, tem sido enriquecido nos últimos anos, graças à investigação sistemática em arquivos e bibliotecas. O recurso às fontes primárias, em amplo confronto com informações recolhidas em crónicas, demais bibliografia e registos visuais permite hoje alargada compreensão sobre os mecanismos económicos e socioculturais subjacentes às encomendas de obras de talha, das quais nos ocupamos neste texto. No âmbito dos registos de encomenda e pagamento de obras de arte destacam-se os Livros de Receita e Despesa das irmandades, nos quais se arrolavam os gastos anuais daquelas instituições. Ao assinalar, tanto a natureza das obras, quanto os custos, prazos e nomes dos artistas, constituem-se também como ferramentas indispensáveis para a compreensão de fenómenos díspares, mas interconectados, tais como relações entre encomendadores e artistas, entre artistas e intermediários e mesmo entre todos os intervenientes e a justiça do reino. Neste estudo abordaremos três casos paradigmáticos: as igrejas de N.ª S.ª do Socorro, de Santo Estêvão e de S. Miguel de Alfama, que se apresentam como testemunhos cabais do percurso histórico das obras de talha da época barroca.^len^aThe knowledge about the interior features of the Lisbon baroque churches, many of them missing or radically altered, has been enriched in recent years thanks to systematic research into archives and libraries. The use of primary sources in confrontation with complementary information collected in Chronicles, other literature and visual records allows a broad understanding of the economic and sociocultural mechanisms underlying the commissions and execution of woodcarved work, which we deal with in this text. Among diverse documentation, registering the payments to artists and other costs with works of art, stand out the Accounting Books of the brotherhoods. By checking both the nature of the work, its cost, time and names of artists, they constitute an indispensable tool for the progressive understanding of related phenomena, such as relations between commissioners and artists, between artists and intermediaries and even among all those involved, and the justice of the kingdom. In this study we will discuss three paradigmatic cases of study: the churches of N.ª S.ª do Socorro, Santo Estêvão and S. Miguel de Alfama, which present themselves as full testimony of the historical background of woodcarving of the baroque period.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License