24 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

TORRES, Rafael    REAL, Helena. LITERACIA NUTRICIONAL E LITERACIA ALIMENTAR: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE DEFINIÇÃO, DOMÍNIOS E FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO. []. , 24, pp.56-63.   15--2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2411.

^a

O aumento das doenças relacionadas com a alimentação tem sido associado a maus hábitos alimentares e a baixos níveis de conhecimentos e competências relacionados com a alimentação. Por isso mesmo a Literacia Alimentar e a Literacia Nutricional têm ganho cada vez mais relevância na promoção da saúde.

A Literacia Nutricional concentra-se nas capacidades para compreender informações relacionadas com nutrientes, enquanto que a Literacia Alimentar constitui um conceito mais holístico, capaz de abordar todos os conhecimentos e competências necessários para escolhas alimentares e comportamentos mais saudáveis. Tendo em conta a falta de consenso na literatura relativamente a estes dois conceitos, a definição de Vidgen & Gallegos (2014) sobre Literacia Alimentar é a mais completa e inclusiva até à data.

Foram analisadas 18 ferramentas de avaliação de Literacia Nutricional e Literacia Alimentar, e identificadas as ferramentas SPFL e IT-FLS como as mais indicadas para uma futura aplicação na população portuguesa. Apesar disto, existe ainda necessidade de uma maior investigação no sentido de desenvolver uma ferramenta suficientemente abrangente que permita avaliar e comparar níveis de Literacia Alimentar como um todo, e por sua vez trabalhar na melhoria da saúde das populações.

^lpt^a

The increase in diseases related to eating habits has been associated with poor eating habits and low levels of knowledge and skills related to food. For this reason, Food Literacy and Nutritional Literacy have become increasingly important in health promotion. Nutritional Literacy focuses on the ability to understand information related to nutrients, while Food Literacy is a more holistic concept, capable of addressing all the knowledge and necessary skills for healthier food choices and behaviors. Taking into account the lack of consensus in the literature regarding these two concepts, Vidgen & Gallegos (2014) definition of Food Literacy is the most complete and inclusive to date.

Eighteen assessment tools for Nutritional Literacy and Food Literacy were analyzed, and the SPFL and IT-FLS tools were identified as the most suitable for future application in the Portuguese population. Despite this, there is still a need for further research in order to develop a sufficiently comprehensive tool to assess and compare levels of Food Literacy as a whole, and in turn work on improving the health of populations.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )