22 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

 ISSN 1646-2122

SANCHEZ-MUNOZ, Enrique et al. Condromatose sinovial do ombro: Descrição de dois casos e revisão da literatura. []. , 22, 4, pp.406-414. ISSN 1646-2122.

A condromatose sinovial é uma doença rara das articulações, bursas e bainhas tendinosas, caracterizada por metaplasia da membrana sinovial que leva à produção de corpos livres intraarticulares. Os doentes apresentam sintomas de dor, edema, rigidez, diminuição da mobilidade e bloqueio. A regressão espontânea dos sintomas tem sido descrita, mas hoje em dia o tratamento de escolha é a remoção cirúrgica dos corpos livres com ou sem sinovectomia. Descrevemos dois doentes que foram tratados artroscopicamente, com bons resultados, e apresentamos também uma revisão da literatura sobre condromatose sinovial do ombro. A artroscopia desta patologia no ombro tem muito poucas descrições e um dos casos tem uma apresentação pouco comum de condromatose sinovial. Baseando-nos na nossa experiência e achados clínicos, e de acordo com a literatura actual, propomos um algoritmo para tratamento artroscópico desta patologia no ombro.

: Condromatose sinovial; ombro; artroscopia; tratamento; casos clínicos.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License