Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher
versão impressa ISSN 0874-6885
Resumo
LOPES, Mónica; SANTOS, Caynnã e FERREIRA, Virgínia. Modalidades e graus de integração dos estudos sobre as mulheres, de género e feministas no ensino superior português: uma análise sistemática dos currículos. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.50, pp.54-78. Epub 21-Fev-2024. ISSN 0874-6885. https://doi.org/10.34619/neqj-97bn.
Resumo: Neste artigo, realizamos a primeira análise sistemática e abrangente da incorporação dos Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas (EMGF) nos currículos do ensino superior em Portugal. Mediante uma análise de conteúdo dos planos de estudo dos cursos e dos programas das unidades curriculares disponíveis nos websites das instituições, mapeamos um quadro de incorporação incipiente, acessória e precária dos EMGF, típica de fases precoces da institucionalização do campo. O estudo evidencia que há ainda um longo caminho a percorrer para uma efetiva e consistente integração dos EMGF no ensino superior no país.
Palavras-chave : estudos sobre as mulheres/de género/feministas; currículos; ensino superior em Portugal; institucionalização.