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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
versão impressa ISSN 1645-0523
Rev. Port. Cien. Desp. v.6 n.2 Porto maio 2006
Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratório.
Alessandro Bruzi
Leandro Palhares
João Fialho
Rodolfo Benda
Herbert Ugrinowitsch
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Belo Horizonte – MG, Brasil.
RESUMO
O efeito de diferentes números de demonstrações na aquisição de habilidades motoras ainda não está claro. Isto incentivou a investigação do efeito do número de demonstrações na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. Quatorze sujeitos foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos: uma demonstração (D1), duas (D2), quatro (D4) e oito (D8). O experimento constou de três fases: aquisição, com 70 tentativas do arremesso “profissional”, a 2,37m do alvo; teste de transferência após 3 minutos, com 10 tentativas da pegada em “V”, a 3,37m; e teste de retenção da aquisição, com 10 tentativas, após 10 minutos. Na análise do padrão de movimento, pela moda, não se detectou diferença significativa intergrupos (p>0,05) e detectou-se, no índice de variabilidade do padrão de movimento (IVP), diferença intergrupos no bloco 1 do teste de retenção, sendo 4 e 8 demonstrações superiores. Os resultados mostram que todos os grupos foram semelhantes na aprendizagem da tarefa. Além disso, 4 e 8 demonstrações apresentaram uma maior flexibilidade no padrão de movimento.
Palavras-chave: aprendizagem motora, habilidade motora, número de demonstrações.
ABSTRACT
Effect of the number of demonstrations on a motor skill learning: An exploratory study.
The effect of the number of demonstrations on motor skill learning isn’t clear. This originated the present research about the effect of the number of demonstrations on a dart throwing learning task. Fourteen subjects were randomly divided into four groups: one (D1), two (D2), four (D4) and eight (D8) demonstrations. This study had three phases: (1) acquisition, with 70 trials of “professional” dart throwing, 2,37m far from the target; (2) transfer test after three minutes, 10 trials with “V” dart throwing, 3,37m far from the target; (3) acquisition retention test, 10 trials, after ten minutes. Kruskal-Wallis test didn’t show significant differences (p>0,05) among the movement patterns of the different groups. However, differences among the movement pattern variability index (IVP) of the different groups in the first block of retention test were found, corresponding the best performances to D4 and D8 groups. Results also evidentiated that all groups were similar on the motor skill learning. Despite of this, groups D4 and D8 showed more movement pattern flexibility.
Key Words: number of demonstrations, motor skill, motor learning.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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CORRESPONDÊNCIA
Herbert Ugrinowitsch
Departamento de Esportes, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Universidade Federal de Minas Gerais
Campus Pampulha
Avenida Presidente Carlos Luz, 4664
Pampulha, 31330-250
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.