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Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
versão impressa ISSN 1645-0523
Rev. Port. Cien. Desp. v.7 n.2 Porto ago. 2007
Efeito da complexidade da tarefa na direção da transferência bilateral em habilidades motoras seriadas
Dayane M. Pinho1
Guilherme M. Lage1,2
Herbert Ugrinowitsch3
Rodolfo N. Benda3
1Laboratório do Comportamento Humano (LACOH), Faculdades Unidas do Norte de Minas, Brasil.
2Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Universidade FUMEC, Brasil.
3Grupo de Estudo em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM), Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Resumo
O efeito da complexidade da tarefa na direção da transferência bilateral em habilidades motoras seriadas foi investigado através de dois experimentos. Vinte participantes praticaram uma tarefa de menor complexidade (digitação de uma seqüência de teclas) no primeiro experimento, e outros vinte participantes praticaram uma tarefa de maior complexidade (posicionamento de bolas de tênis entre recipientes) no segundo experimento. A meta para ambas as tarefas foi executar os movimentos na maior velocidade possível. Em ambos os experimentos, os sujeitos foram designados aleatoriamente para: 1) grupo de sujeitos que praticou com a mão preferida e foi testado com a mão não-preferida (GMP) e outro grupo que praticou com a mão não-preferida e foi testado com a mão preferida (GMNP). Os experimentos constaram de pré-teste, aquisição e pós-teste. As análises entre o pré e o pós-teste indicaram que, independente da direção da transferência e complexidade da tarefa, os doisgrupos se beneficiaram da transferência bilateral, tanto em termos de desempenho quanto de consistência. A análise dos resultados entre o fim da aquisição e o pós-teste permitiu observar uma relação inversa entre a direção da transferência e complexidade da tarefa. Os resultados são discutidos em termos do tipo de processamento requerido nas tarefas.
Palavras-chave: aprendizagem motora, efeito de transferência, transferência bilateral, complexidade da tarefa
Abstract
Effect of task complexity in the bilateral transfer direction in serial motor skills
The effect of task complexity in the bilateral transfer direction in serial motor skills was investigated through two experiments. In the first, twenty participants performed a less complex task (typing a key sequence) and in the second, another group of twenty participants performed a more complex task (positioning). The goal in both tasks was to perform the movements as quickly as possible. In both experiments, the subjects were randomly assigned 1) to the group that practiced with the preferred hand (GPH) and was tested with the non-preferred hand or 2) to the group that practiced with the non-preferred hand (GNPH) and was tested with the preferred hand. The experiment phases consisted of pre-test, acquisition and post-test. The analysis between pre and post-test indicated that independently of the direction of bilateral transfer and task complexity, all groups had the benefits of bilateral transfer in terms of performance and consistency. The analysis between the end of acquisition and the post-test pointed out an inverse relation between the direction of transfer and task complexity. The results are discussed in terms of the kind of processing required in the tasks.
Key-words: motor learning, transfer effect, bilateral transfer, task complexity
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Correspondência
Prof. Guilherme Lage
Universidade FUMEC / FCS - Faculdade de Ciências da Saúde
Departamento de Educação Física
Rua da Paisagem, 240 – Vila da Serra
Nova Lima – Minas Gerais, Brasil
CEP 34000-000
e-mail: menezeslage@gmail.com