Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Cadernos do Arquivo Municipal
versão On-line ISSN 2183-3176
Cadernos do Arquivo Municipal vol.ser2 no.10 Lisboa dez. 2018
EDITORIAL
Helena Neves
Assinala-se este ano o 20º aniversário dos Cadernos do Arquivo Municipal. Esta revista contou, na sua primeira série, com a publicação de 10 números, entre 1998 e 2010. Não tendo uma componente científica, estes números contribuíram para divulgar o trabalho realizado no Arquivo e apresentaram artigos muito interessantes sobre o seu acervo.
Com início em 2014, a 2ª Série veio responder às exigências de uma revista científica e reforçar o papel do Arquivo Municipal de Lisboa junto da comunidade académica, promovendo a divulgação de fontes e incentivando o estudo do acervo municipal.
Apresenta-se agora o número 10 desta 2ª Série e, a propósito do seu tema, A escrita e os atos: estudos de Paleografia e Diplomática Municipais (séculos XIII-XVIII), é oportuno lembrar que são os atos, e o seu registo, a razão de ser de qualquer arquivo. Sendo um meio para alcançar o conhecimento da história, a escrita dos atos pode, no entanto, ser em si mesmo um objeto de estudo.
Sob a coordenação científica de Armando Luís de Carvalho Homem, e através dos seis artigos que integram este número, somos conduzidos por alguns dos atos medievais e modernos existentes no Arquivo Municipal de Lisboa e convidados a conhecer as suas formas de escrita, bem como as várias diplomáticas especiais neles representadas.
Carvalho Homem traz-nos também um artigo onde traça um percurso pela história da Paleografia e os seus principais atores, em Portugal, nos últimos 50 anos. Este texto abre a nova secção da revista, Destaque, resultado do convite feito a especialistas nas áreas temáticas de cada número. Ainda nesta nova secção, os selos régios medievais, inestimáveis elementos de segurança e validação dos documentos, são alvo de um estudo feito por Maria do Rosário Morujão. Estes selos são novamente reproduzidos na Documenta, bem como as assinaturas e os sinais presentes em alguns documentos do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa.
Finalmente, este número é ainda enriquecido pelo contributo de Miguel Soromenho e Cármen Hidalgo Brinquis na secção Varia, e por duas recensões críticas a obras historiográficas recentemente lançadas.
A todos agradeço a colaboração que deram para a sua edição.