SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número248Uberização do trabalho e capitalismo de plataforma: uma nova era de desantropomorfização do trabalho?Evolução das assimetrias internacionais na produção de conhecimento científico e tecnológico: uma análise com enfoque nas trajetórias do Brasil e Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

INVERNIZZI, Noela. Minipúblicos e movimentos ativistas na democratização da ciência e da tecnologia. Anál. Social [online]. 2023, n.248, pp.534-560.  Epub 30-Set-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023248.05.

Partindo de uma ampla revisão da literatura, examino os efeitos democratizantes de duas modalidades de participação pública em ciência e tecnologia (C&T): os minipúblicos (participação institucionalizada) e o ativismo. A análise retoma dimensões propostas em várias tipologias de participação pública, introduzindo uma distinção entre produção e consumo de C&T. Analiso a posição dos atores sociais na participação em assuntos de C&T e distingo os efeitos democratizantes causados. Argumento que a fragilidade da participação pública institucionalizada como instrumento democratizante se relaciona com o distanciamento das relações de poder que atravessam o desenvolvimento da C&T, enquanto o ativismo consegue alguns avanços democráticos ao constituir-se no enfrentamento dessas relações de poder.

Palavras-chave : participação pública em C&T; conferências de consenso; ativismo; democracia; economia política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )