SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue249Portugal: still a dualistic society, but at an existential crossroads“What force is this?” Dualism, domination, inequality and accelerated social recompositions in the sociological understanding of contemporary Portuguese social structure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

WATEAU, Fabienne. Paisagens, paradigmas, futuros: que desafios para a questão territorial?. Anál. Social [online]. 2023, n.249, pp.722-737.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023249.05.

A partir de três casos de estudo desenvolvidos à escala local e ao longo de um período de 30 anos, este texto visa interrogar algumas das transformações pelas quais Portugal passou desde a sua entrada na Comunidade Económica Europeia. Trata-se de identificar o que presidiu às intenções e, depois, às adaptações que as populações desenvolveram face as certas alterações bastante radicais das paisagens. Os contextos estudados sublinham modos diferentes de ajustamento e mostram o que as sociedades são por vezes capazes de fazer para não perderem o que têm, por não terem a certeza de vir a ganhar com as políticas globais definidas. Do Alto Minho ao litoral atlântico, passando pelo Alentejo, privilegiou-se a abordagem antropológica e o trabalho de campo de longa duração.

Keywords : Portugal; paisagens; Comunidade Económica Europeia; antropologia; local; Melgaço; Alqueva; Estarreja.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )