SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue250Social promotion in Angola during late colonialism: circulation, controversy, convergence.Brazilian ports in the nineteenth century. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

BARRETO, Mariana Mont’Alverne. Música popular e fronteiras nacionais: o show Kalunga do Brasil e de Angola. Anál. Social [online]. 2024, n.250, pp.30-55.  Epub Mar 31, 2024. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/202165.

Este artigo discute como as músicas nacionais-populares do Brasil e de Angola se relacionaram num espaço à escala transnacional de circulação da cultura. Para isto, toma como objeto uma digressão de músicos brasileiros em Angola, em 1980, denominada Projeto Kalunga. Propõe um percurso analítico que apreende o evento enquanto objeto heurístico, isto é, para investigar como se confrontaram as duas formações musicais nacionais nas suas estratégias de nacionalização e de internacionalização. Trata-se de um esforço comparativo entre as duas realidades, priorizando o exame das construções da música nacional e popular angolana no pós-independência, a partir de investigações de campo em Angola, levantamentos de fontes documentais e bibliográficas.

Keywords : culturas nacionais; músicas populares Brasil e Angola; circulação transnacional da cultura; Guerra Fria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )