SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número250Promoção social em Angola no colonialismo tardio: circulação, controvérsia, convergência.As operações portuárias pré-capitalistas no Brasil. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

BARRETO, Mariana Mont’Alverne. Música popular e fronteiras nacionais: o show Kalunga do Brasil e de Angola. Anál. Social [online]. 2024, n.250, pp.30-55.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/202165.

Este artigo discute como as músicas nacionais-populares do Brasil e de Angola se relacionaram num espaço à escala transnacional de circulação da cultura. Para isto, toma como objeto uma digressão de músicos brasileiros em Angola, em 1980, denominada Projeto Kalunga. Propõe um percurso analítico que apreende o evento enquanto objeto heurístico, isto é, para investigar como se confrontaram as duas formações musicais nacionais nas suas estratégias de nacionalização e de internacionalização. Trata-se de um esforço comparativo entre as duas realidades, priorizando o exame das construções da música nacional e popular angolana no pós-independência, a partir de investigações de campo em Angola, levantamentos de fontes documentais e bibliográficas.

Palavras-chave : culturas nacionais; músicas populares Brasil e Angola; circulação transnacional da cultura; Guerra Fria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )