SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número115Importância da análise espacial da pandemia de COVID-19 para a geografia da saúde: desafios e perspetivasA expansão do processo de digitalização durante a pandemia de COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

MENDES, Thiago M.  e  CARVALHO, Luís. Geografias da produção de conhecimento em coronavírus: uma análise global e dos países lusófonos. Finisterra [online]. 2020, n.115, pp.43-51.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis20335.

Este trabalho apresenta algumas reflexões iniciais a respeito da evolução das geografias da produção de conhecimento científico sobre Coronavírus antes e durante os primeiros cinco meses da crise epidémica de 2020. A comparação com trabalhos desenvolvidos recentemente sugere uma relação entre a centralidade dos países nas redes de coautoria científica e as suas respetivas posições ao longo da difusão epidemiológica global do Coronavírus. Sobre o caso específico dos países lusófonos, até ao presente momento, eles permanecem numa posição periférica no contexto global, ainda que a crise tenha ampliado as suas produtividades relativas e integração na rede global. Sugere-se, desta forma, que a crise epidémica alterou a posição dos países nas redes de produção de conhecimento, influenciando as suas capacidades de produção, intermediação e acesso ao conhecimento.

Palavras-chave : Coronavírus; COVID-19; geografia do conhecimento; análise de redes sociais; sistemas globais de inovação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )