124 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

 ISSN 0430-5027

SILVA, Diogo Gaspar. Investigando a presença e ausência de políticas: implicações e práticas para as mobilidades de políticas urbanas. []. , 124, pp.125-138.   31--2023. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis33477.

Pesquisar comparativamente os processos de formulação de políticas urbanas tornou-se uma prática comum nos estudos de mobilidade de políticas urbanas. Embora seja geralmente aceite que pensar através de dualismos relacionais, como o da presença/ausência de política, é útil para examinar os processos de formulação de políticas urbanas em múltiplas espacialidades e temporalidades, tem sido dada menos atenção à forma como estudamos comparativamente essas arenas. Este artigo constitui um convite à reflexão sobre as questões metodológicas e as implicações do estudo através de sítios e situações de presença e ausência de políticas em mobilidade de políticas urbanas. Com base numa ontologia de aprendizagem reflexiva que emergiu de um projeto académico que examina a (des)construção relacional e territorial de Business Improvement Districts em quatro centros urbanos ingleses, o artigo discute como o acesso, a navegação e a espessura das evidências obtidas é sensível aos sítios e situações de presença e ausência política onde a investigação tem lugar. Argumenta-se que o estudo de distintas arenas políticas deve englobar estratégias de investigação flexíveis para melhor sintonizar os processos e políticas que geraram tais resultados. Para abordar esta preocupação, o artigo reflete sobre como a posicionalidade, a memória institucional e a cronopolítica devem informar a prática metodológica quando se investigam locais e situações de presença e ausência de políticas.

: Mobilidade de políticas; urbanismo comparativo; business improvement districts; governança urbana; prática de investigação.

        · |     ·     · ( pdf )