SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3“To make a sea”: Mozambican literature and the Indian oceanNarrating Indian ocean(s).: Reflecting on ‘transnational imaginative geographies’ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

CAN, Nazir Ahmed. Índico e(m) Moçambique: notas sobre o outro. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.93-120. ISSN 0807-8967.

Salientando contextos, imaginários e tensões que configuram a região do Oceano Índico, este ensaio pretende focar as representações do indiano na literatura moçambicana e mais especificamentena prosa de João Paulo Borges Coelho. Através da análise da personagem Valgy, o louco comerciante monhé do romance Crónica da Rua 513.2 (Coelho, 2006), procurar-se-á evidenciar os diversos regimes de alteridade vivenciados por esta personagem. A partir desta personagem e da sua geografia afetiva - que parece confundir-se ora com a história nacionalora com o mito da história - observaremos como Valgy revaloriza a fronteira ambígua das coordenadas de existência espaço / tempo, resgatando a virtualidade poética do Oceano Índico, e sinalizando, numa geografia comum, a particular complexidade da história.

Keywords : Literatura Moçambicana; Indiano; Outro/Alteridade; João Paulo Borges Coelho; Oceano Índico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )