SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1-2Effectiveness Indicators for Forest Owner's Association in PortugalThe Global Yield, and Allometry of Self-Thinned Mixed Forests: A Theoretical and Simulative Inquiry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

LOPES, Domingos. Estimativa de Parâmetros Biofísicos em Povoamentos de Pinus pinaster do Norte de Portugal Utilizando Imagens de Satélite LANDSAT TM. Silva Lus. [online]. 2012, vol.20, n.1-2, pp.71-82. ISSN 0870-6352.

Foram instaladas 42 parcelas de amostragem, em agosto de 1997, com o objetivo de perceber as potencialidades de imagens de satélite na estimativa de parâmetros dendrométricos de povoamentos de Pinus pinaster. Em cada parcela de amostragem foram medidos o índice de área foliar e as variáveis dendrométricas mais usuais em inventários florestais convencionais (exemplo, o diâmetro à altura do peito, os volumes das árvores média e dominante, o número de árvores por hectare, etc). As imagens de Landsat TM foram corrigidas (radiométrica, atmosférica e geométrica) e para cada parcela foi recolhida informação espectral, já que os centros de cada parcela foram georeferenciados. Com esta informação espectral foram calculados índices de vegetação e posterioremente ajustadas equações de regressão para a estimativa dos parâmetros dendrométricos, usando os índices de vegetação como variáveis independentes. Os resultados demonstraram que alguns parâmetros dendrométricos de povoamentos de Pinus pinaster podem ser estimados. O índice de qualidade, o diâmetro à altura do peito e as alturas média e dominante apresentaram os melhores resultados.

Keywords : Pinus pinaster; variáveis dendrométricas; deteção remota; índices de vegetação; estimativa.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )