SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4GO TECOLIVE - Effects of an organic compost on soil fertility and test plant developmentAgronomic and ecotoxicological assessment of Alentejo soils in irrigated sunflower plots author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018XOn-line version ISSN 2183-041X

Abstract

ANUMAH, Abdulraheem Okehi; NOGUEIRA, Verónica; CACHADA, Anabela  and  PEREIRA, Ruth. Utilização de um regossolo português para derivar valores de referência para arsénio. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.461-470.  Epub Dec 01, 2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28494.

Os valores de referência do solo (VRS) são usados ​​para avaliações preliminares da potencial toxicidade de contaminantes específicos presentes nos solos. A Agência Ambiental Portuguesa propôs VRS para metais e metalóides com base no uso potencial do solo, mas sem considerar o tipo de solo. Este trabalho tem como objetivo derivar VRS para o arsénio (As) usando um solo natural português, tendo por base o conhecimento de que as propriedades do solo podem influenciar a mobilidade e a biodisponibilidade de contaminantes. Para atingir este objetivo, um regossolo não contaminado foi recolhido e contaminado com uma gama de concentrações de As. Posteriormente, foi realizada uma bateria de testes ecotoxicológicos usando o solo contaminado e incluindo parâmetros microbianos, reprodução com invertebrados, ensaios crescimento e germinação de plantas, assim como ensaios com organismos aquáticos (para avaliação de elutriados do solo contaminado) seguindo protocolos padronizados (ISO e OCDE), de forma a determinar as concentrações que causam um efeito de X% nos organismos ou parâmetros testados (CE ou do Inglês ECx). Estes valores serão usados para estimar um VRS (por exemplo, PNEC - concentração para a qual não se prevê a ocorrência de efeitos no ecossistema ou HC5 - concentração de perigo (do inglês: Hazard Concentration) para 5% das espécies do ecossistema) usando curvas de distribuição da sensibilidade das espécies (do inglês: SSDs). Os resultados mostram que o As é muito tóxico para todos os organismos/parâmetros testados e, com base nos dados recolhidos, um HC5 baseado em concentrações de efeito de 10% HC5 (EC10) de 2,80 mg kg-1 de solops foi proposto como VRS para regossolos.

Keywords : Valores de Referência do Solo (VRS); Avaliação de Risco; Testes Ecotoxicológicos; curvas de distribuição de sensibilidade das espécies.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )