SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4GO TECOLIVE - Efeitos de um composto orgânico na fertilidade do solo e no desenvolvimento de uma planta testeAvaliação agronómica e ecotoxicológica de solos do Alentejo em parcelas regadas de girassol índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018Xversión On-line ISSN 2183-041X

Resumen

ANUMAH, Abdulraheem Okehi; NOGUEIRA, Verónica; CACHADA, Anabela  y  PEREIRA, Ruth. Utilização de um regossolo português para derivar valores de referência para arsénio. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.461-470.  Epub 01-Dic-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28494.

Os valores de referência do solo (VRS) são usados ​​para avaliações preliminares da potencial toxicidade de contaminantes específicos presentes nos solos. A Agência Ambiental Portuguesa propôs VRS para metais e metalóides com base no uso potencial do solo, mas sem considerar o tipo de solo. Este trabalho tem como objetivo derivar VRS para o arsénio (As) usando um solo natural português, tendo por base o conhecimento de que as propriedades do solo podem influenciar a mobilidade e a biodisponibilidade de contaminantes. Para atingir este objetivo, um regossolo não contaminado foi recolhido e contaminado com uma gama de concentrações de As. Posteriormente, foi realizada uma bateria de testes ecotoxicológicos usando o solo contaminado e incluindo parâmetros microbianos, reprodução com invertebrados, ensaios crescimento e germinação de plantas, assim como ensaios com organismos aquáticos (para avaliação de elutriados do solo contaminado) seguindo protocolos padronizados (ISO e OCDE), de forma a determinar as concentrações que causam um efeito de X% nos organismos ou parâmetros testados (CE ou do Inglês ECx). Estes valores serão usados para estimar um VRS (por exemplo, PNEC - concentração para a qual não se prevê a ocorrência de efeitos no ecossistema ou HC5 - concentração de perigo (do inglês: Hazard Concentration) para 5% das espécies do ecossistema) usando curvas de distribuição da sensibilidade das espécies (do inglês: SSDs). Os resultados mostram que o As é muito tóxico para todos os organismos/parâmetros testados e, com base nos dados recolhidos, um HC5 baseado em concentrações de efeito de 10% HC5 (EC10) de 2,80 mg kg-1 de solops foi proposto como VRS para regossolos.

Palabras clave : Valores de Referência do Solo (VRS); Avaliação de Risco; Testes Ecotoxicológicos; curvas de distribuição de sensibilidade das espécies.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )