SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Agricultura de Conservación: Impacto en la Disipación de HerbicidasSoluciones basadas en la naturaleza para la recuperación de suelos en Vitoria-Gasteiz (España). El caso del proyecto Phy2Sudoe índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

SANTOS, Erika et al. Reabilitação de escombreiras de sulfuretos através de Tecnossolo e inóculo microbiano. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.741-750.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28609.

A implementação de pastagens ou intercropping de herbáceas com plantas autóctones não alimentícias para depois extrair compostos de valor acrescentado uma opção promissora para melhorar a sustentabilidade ambiental e económica de áreas mineiras em actividade. A contínua geração de drenagem ácida e as características físico-químicas das escombreiras de sulfuretos impossibilitam a germinação e o desenvolvimento das coberturas vegetais logo, uma etapa essencial na reabilitação ambiental é a melhoria físico-química destes materiais. O presente estudo avaliou, num ensaio de batch, a capacidade de neutralização de ácidos de um Tecnossolo aplicado, a diferentes proporções, a materiais de uma escombreira de sulfuretos. A melhor proporção usou-se posteriormente num ensaio em microcosmo em estufa, onde se semearam espécies herbáceas. Realizaram-se três tratamentos: Escombreira com inóculo microbiano; Tecnossolo+escombreira com e sem inóculo microbiano. O inóculo microbiano incluiu um fungo micorrízico+Trichoderma. Na escombreira com inóculo microbiano não ocorreu germinação. Significativas melhorias nas características físico-químicas da escombreira e seus lixiviados obtiveram-se com a aplicação do Tecnossolo. O Tecnossolo também permitiu o desenvolvimento de uma vigorosa cobertura herbácea sem sinais visiveis de fitotoxicidade, que pode valorizar a área mineira através de um novo uso do solo. A produção de biomassa foi semelhante com e sem inóculo microbiano na Escombreira com Tecnossolo.

Palavras-chave : Cobertura herbácea; Uso do solo; Fitoestabilização; Trichoderma; Fungo micorrizico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )