SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Publics and (dis)advantages in education: schools and families in interactionPrimary Teachers’ Initial Education in the last Three Decades of the 20th Century: curricular transformations, educational conceptualization and teachers’ professionalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

MARINHO, Marildes. Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva. Rev. Port. de Educação [online]. 2007, vol.20, n.1, pp.163-189. ISSN 0871-9187.

Este artigo se organiza em torno de alguns elementos teórico-metodológicos orientadores de uma análise de textos educacionais, numa perspectiva discursiva. Tomando como objeto os currículos de Língua Portuguesa e os Parâmetros Curriculares Nacionais, produzidos no Brasil, nas duas últimas décadas do século XX, contextualiza-se a discursividade no campo dos estudos curriculares. Em seguida, propõe-se uma análise dos currículos a partir das representações autor-leitor inscritas nas suas estratégias enunciativas. Além de uma inovação no conteúdo pedagógico, esses textos inauguram também uma nova retórica do gênero curricular, evidenciando as marcas da sua relação com o discurso cientifico: lingüística e ciências da educação.

Keywords : Currículo; Língua Portuguesa; Discurso.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )