SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número6Nutrição Entérica por Gastrostomia Endoscópica em Doentes com Idade Pediátrica: Avaliação Retrospectiva em 40 Doentes ConsecutivosLesões Precursoras de Cancro do Fígado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Jornal Português de Gastrenterologia

versión impresa ISSN 0872-8178

Resumen

REGO, Ana Catarina et al. Dilatação Papilar com Balão de Grande Diâmetro Precedida de Esfincterotomia para Remoção de Cálculos da Via Biliar Principal: Casuística de Um Ano. J Port Gastrenterol. [online]. 2011, vol.18, n.6, pp.279-284. ISSN 0872-8178.

INTRODUÇÃO: A associação de dilatação da papila de Vater com balão TTS-CRE (through the scope-controlled radial expansion) com esfincterotomia (ETE) tem sido usada para remoção de cálculos de grandes dimensões da via biliar principal (VBP). OBJECTIVOS: Apresentação da casuística do nosso Serviço durante doze meses, em que se procedeu a ETE seguida de dilatação papilar com balão para remoção de cálculos da VBP. Pretendeu-se avaliar a eficácia na remoção dos cálculos, a necessidade de litotrí­cia mecânica e a ocorrência de complicações. MÉTODOS: Entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010 foi realizada dilatação papilar com balão precedida de ETE em 25 doentes. Os doentes incluídos apresentavam no colangiograma por colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) cálculos na VBP com dimensão superior ou igual a 10mm. Usaram-se balões TTS-CRE de 12 a 20mm de diâmetro. RESULTADOS: Dos 25 doentes, 12 (48%) eram do sexo feminino. A média de idades foi de 73 anos e 65% dos doentes apresentavam dois ou mais cálculos. O tamanho médio dos cálculos foi de 15mm. Seis doentes apresentavam litíase residual do colé­doco com ETE prévia. Em 100% dos casos foi conseguida remoção completa dos cálculos numa única sessão. Não houve necessidade de litotrícia mecânica. Não se registaram complicações. CONCLUSÃO: A associação dos dois métodos mostrou-se eficaz, rápida e segura na remoção de cálculos de grandes dimensões da VBP.

Palabras clave : Dilatação papilar com balão; esfincterotomia endoscópica; cálculos da via biliar principal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )