SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Distúrbio neurológico agudo na doença de Crohn: uma complicação grave e rara índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal Português de Gastrenterologia

versão impressa ISSN 0872-8178

Resumo

RODRIGUES-PINTO, Eduardo; PEREIRA, Pedro  e  MACEDO, Guilherme. Abordagem endoscópica de uma perfuração esofágica por corpo estranho com 5 dias de evolução. J Port Gastrenterol. [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.35-38. ISSN 0872-8178.  https://doi.org/10.1016/j.jpg.2013.10.003.

Perfuração por corpo estranho é responsável por 16,7% de perfurações esofágicas, podendo ser complicada por insuficiência respiratória, sépsis ou hemorragia, principalmente se houver atraso no diagnóstico e/ou tratamento. A taxa de mortalidade das perfurações esofágicas ronda os 20%, sobretudo quando o intervalo de tempo até ao tratamento ultrapassa as 24 h. A abordagem da perfuração esofágica é um tema controverso e as decisões terapêuticas devem ser individualizadas, dependendo da etiologia da perfuração, do grau de infeção mediastínico/pleural, da patologia esofágica de base e do estado geral do doente. Descrevemos um caso clínico de uma abordagem endoscópica de uma perfuração esofágica por corpo estranho com 5 dias de evolução, com abcesso peri-esofágico associado.

Palavras-chave : Perfuração esofágica; Corpo estranho; Endoscopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )