SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Ontologias do Antropoceno: Crise climática, respostas sociopolíticas e tecnologias emergentesRessignificar para renovar: Novos usos, representações e resistências na Praça Sete, Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

SOARES, Manuel Pereira. O gótico também é feminino: Igualdade de género numa subcultura musical. Forum Sociológico [online]. 2021, n.38, pp.15-23.  Epub 12-Ago-2021. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.9610.

Resumo Neste texto aborda-se a desigualdade de género no campo cultural, com especial incidência na música. Cruzando diversos estudos que abordam este tema, afigura-se relevante perceber se existem exceções à desigualdade de género no campo musical, algo que algum trabalho feito internacionalmente indicia, como sucede com o caso do gótico. Procurando verificar se esta subcultura constitui, de facto, uma exceção à tendência existente para a desigualdade de género na música, procede-se à análise da composição do cartaz das dez edições do festival Entremuralhas, único festival gótico em Portugal. A observação permite concluir pela existência de uma maior igualdade em termos estatísticos nesta subcultura em comparação com outros géneros musicais; contudo, não é possível, apenas com estes dados, aferir se essa maior igualdade é efetivamente sentida no dia a dia das mulheres.

Palavras-chave : subcultura gótica; igualdade de género; música.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )