SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Para uma caracterização de espaços semiprivados de diversão nocturna (noctem): diversidade e acesso diferenciado em bares mexicanosEm busca de personagens da noite na Lisboa do século XVIII índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Forum Sociológico

versão impressa ISSN 0872-8380versão On-line ISSN 2182-7427

Resumo

ARAMAYONA, Begoña. A invisibilização da informalidade na cidade nocturna: a deslocação das trabalhadoras do sexo e das domésticas para espaços privados. Forum Sociológico [online]. 2023, n.43, pp.35-45.  Epub 22-Dez-2023. ISSN 0872-8380.  https://doi.org/10.4000/sociologico.11969.

Neste documento, proponho-me explorar o conceito de “escuridão” e a sua relação com as estratégias de crescente criminalização, clandestinização e invisibilidadedo trabalho informal na Europa do Sul. Tomando o contexto espanhol como um caso, e centrando-me em dois tipos de trabalho de facto informal, altamente feminizado, migrante e racializado (trabalhadoras do sexo e trabalhadoras domésticas), proponho-me explorar como as estratégias públicas do governança (discurso e políticas públicas) das últimas três décadas utilizam uma retórica baseada na obscuridade para criminalizar, reestigmatizar e “pôr na sombra” este corpo de trabalho noturno informalizado. Com o objectivo de aproximar a ligação entre a escuridão, a migração, a informalidade e os estudos feministas, concluo que as geografias morais das cidades espanholas procuram deslocar as actividades nocturnas informais para espaços cada vez mais invisíveis e clandestinos, moralizando-as no espaço público, mas permitendo, tolerando ou mesmo favorecendo a sua reprodução em espaços privados.

Palavras-chave : vida nocturna; informalidade urbana; trabalho doméstico; internas; trabalho sexual; Sul da Europa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )