SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação actual e pistas para o futuroO mimetismo emocional e a televisão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

FERREIRA, Pedro Moura. Controlo e identidade: a não conformidade durante a adolescência. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2000, n.33, pp.55-85. ISSN 0873-6529.

A análise sociológica sobre o desvio dos jovens tem sido desenvolvida em torno de dois modelos: o do "controlo" e o da "subcultura". O confronto entre os dois modelos não poderá deixar de notar que o olhar que traçam sobre o desvio na adolescência coloca aparentemente um dilema: o desvio é resultante de um colapso das estruturas de autoridade e de controlo social ou constitui uma resposta a problemas com que os jovens se confrontam no processo de construção das suas identidades sociais? O desvio ocorre devido ao facto de os jovens não serem suficientemente controlados? Ou deve ser entendido como uma resposta às tensões entre um estatuto de dependência e o desejo de autonomia? A oposição dualista das questões não obriga a que as respostas sejam necessariamente exclusivas. Certamente os dois modelos têm capacidade heurística. Mas tal não significa que a influência por eles exercida seja a mesma ou que um não possa assumir primazia em determinadas situações (e problemas), não impedindo que noutras aconteça o inverso. Assim, mais do que procurar estabelecer a primazia de um em relação ao outro, o que motiva o presente artigo é dar conta de uma via de articulação entre as dimensões relevantes dos dois modelos, cuja adequação à realidade possa ser empiricamente confrontada e avaliada.

Keywords : Adolescência; desvio; conformidade social.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License