SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Famílias monoparentaisFamílias complexas: tendências de evolução author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

FERREIRA, Pedro Moura. Tendências e modalidades da conjugalidade. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2003, n.43, pp.67-82. ISSN 0873-6529.

A evolução da conjugalidade ao longo da década de 1990 revela mudanças importantes em relação a três aspectos fundamentais: no número de pessoas que vivem em casal, na coabitação e na recomposição familiar. Entre os dois momentos censitários (1991 e 2001) o número de casais aumentou, em particular os casais sem filhos. Esta dinâmica de crescimento alarga-se também aos casais coabitantes e recompostos, embora os primeiros tenham aumentado mais significativamente que os segundos. A análise realizada permite ainda evidenciar alguns dos factores que exercem impacto nas configurações conjugais num dado momento: presença ou ausência de filhos, idade, instrução, inserção ocupacional e profissional e diferenciação regional. As modalidades que compõem estas variáveis reforçam, em certos casos, o casamento, noutros a coabitação.

Keywords : Conjugalidade; coabitação; famílias recompostas; censos.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License