SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Surras, pisas e coças: práticas familiares de criar pessoas em Canto do Buriti, Piauí, Brasil1921: crise, etnografia e profecia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

CORREA, Ranna Mirthes. As idas e vindas da “justiça”: as mães e os dilemas da intimação em ações de reconhecimento de paternidade. Etnográfica [online]. 2022, vol.26, n.3, pp.835-852.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.12517.

O objetivo deste texto é discutir a partir da prática do Núcleo de Promoção à Filiação e Paternidade (NPF - Alagoas, Brasil), a percepção das mulheres mães sobre a atuação do judiciário nos casos de reconhecimento de paternidade e inclusão do nome paterno no registro civil. Esta etnografia vislumbra tanto os entraves jurídicos do reconhecimento de paternidade quanto a assimetria da garantia de direitos e do acesso à justiça. O acesso à percepção das mães sobre a participação da figura paterna no cotidiano da família evidencia a mobilização de percepções específicas sobre o reconhecimento do parentesco e de outras possíveis formas de relações familiares.

Palavras-chave : mães; justiça; paternidade; família; neoconservadorismo; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )