SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2A morte de policiais no estado do Rio de Janeiro: o dilema de se ser vítima ou herói índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Etnográfica

versão impressa ISSN 0873-6561

Resumo

PIVA, Felipe Paes. O adoecimento psíquico na graduação e os marcadores sociais da diferença na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Etnográfica [online]. 2023, vol.27, n.2, pp.529-551.  Epub 22-Ago-2023. ISSN 0873-6561.  https://doi.org/10.4000/etnografica.14044.

Este artigo debruça-se sobre um fenômeno no meio universitário: o sofrimento mental de seus alunos. Com pesquisa empírica junto aos alunos de graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) entre 2020 e 2021, visa entender em que medida há uma interação específica entre saúde mental e a experiência de discriminação associada aos marcadores sociais da diferença (raça, classe, gênero, sexualidade, dentre outros) através da convivência e das narrativas destes alunos. Deseja-se apreender o caráter relacional desses sofrimentos que ocorrem no ambiente universitário e as formas complexas como tais marcadores se entrelaçam nessas narrativas. Parte-se do entendimento de que tal fenômeno não se estabelece de forma homogênea entre os alunos, mas as junções de determinados marcadores apontam uma maior suscetibilidade de sofrimento psíquico devido a condições precárias específicas de determinados grupos sociais em contraposição a outros no contexto universitário, e da precariedade nas estruturas de inclusão e permanência na universidade.

Palavras-chave : saúde mental; sofrimento social; antropologia da saúde; marcadores sociais da diferença; universidade; desigualdades sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )