SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIII issue10Hepatitis B vaccination status of of healthcare studentsEducation programs aimed at the patient with Type 2 diabetes mellitus: systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

FLORA, Marília Costa; RODRIGUES, Ricardo Filipe Ferreira  and  PAIVA, Helena Maria Carvalho Gonçalves da Cruz. Intervenções de educação sexual em adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2013, vol.serIII, n.10, pp.125-134. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIII1229.

A precocidade da iniciação sexual associada ao aumento das taxas de IST entre os adolescentes exige uma intervenção por parte dos profissionais de saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia das intervenções de educação sexual a nível do conhecimento/atitudes/comportamentos dos adolescentes. Para a análise este objetivo foi categorizado em três dimensões: métodos anticoncecionais, prevenção de IST/HIV e na prevenção da gravidez na adolescência. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL), feita pesquisa na base de dados MEDLINE e no alojador EBSCO, considerando a bibliografia publicada entre janeiro de 2008 e novembro de 2010. Dos 533 artigos pesquisados foram selecionados 13 estudos primários. Da análise dos estudos foi encontrada uma grande diversidade de metodologias implementadas, tendo sido privilegiado o contexto escolar para a sua aplicação. Os resultados relataram um aumento do conhecimento dos adolescentes sobre esta problemática e referiram uma melhoria nas suas atitudes/comportamentos face à exposição a condições de risco.

Keywords : adolescente; educação sexual; gravidez na adolescência; IST.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License