SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2A versão portuguesa do NEO-FFI: Caracterização em função da idade, género e escolaridadeA Entrevista Cognitiva Melhorada: Pressupostos teóricos, investigação e aplicação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

CASSEPP-BORGES, Vicente  e  PASQUALI, Luiz. A redução de itens como uma alternativa para a Escala Triangular do Amor. Psicologia [online]. 2014, vol.28, n.2, pp.11-20. ISSN 0874-2049.

O objetivo desse estudo foi verificar as propriedades psicométricas da Escala Triangular do Amor de Sternberg Reduzida (ETAS-R). Responderam à escala 1523 sujeitos de 13 estados brasileiros. Os resultados indicaram que a versão reduzida possui boa precisão e itens com cargas fortes num único fator. Análise fatorial confirmatória mostrou invariância da estrutura fatorial da ETAS-R por sexo e região, mas não para tipo de relacionamento. A Teoria de Resposta ao Item sugere que a ETAS-R é informativa. Os itens são discriminativos, mas relativamente fáceis. Os resultados sugerem que a ETAS-R é um excelente instrumento de medida. No entanto, não se deve abandonar a versão completa da ETAS.

Palavras-chave : Amor; Psicometria; Teoria de Resposta ao Item; Escalas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )