SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Variação da actividade sísmica ao longo do ano na Península IbéricaAvaliação da Aquisição de um Ativo de Tecnologia da Informação Através do Método dos Mínimos Quadrados de Monte Carlo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

ALMEIDA, Henry Rossi de. Um Modelo de Classificação com Solução Aproximada por Técnica de Otimização . Inv. Op. [online]. 2006, vol.26, n.2, pp.179-200. ISSN 0874-5161.

Neste trabalho consideramos o problema de classificação de objetos (indivíduos, empresas, produtos) em dois ou mais grupos. A abordagem tradicional se fundamenta principalmente em modelos como Logit ou Análise Discriminante. Resulta deste modo, uma medida estatística - ponto de corte (escore) ou uma medida de distância padronizada ao centro do agrupamento ou uma hipersuperfície de separação - definido com a utilização simultânea de toda a amostra. No modelo proposto consideramos que as variáveis de classificação são limitadas, inferior ou superiormente. Desta hipótese resulta uma fronteira, limite da região domínio de cada grupo em observação. Objetivamos determinar as fronteiras dos grupos analisados e, também, um valor de natureza probabilística para a medida de cada unidade observada, que especifique quanto a mesma está inserida em seu respectivo grupo, relativamente à fronteira deste. Em seguida efetuamos o teste para classificar nova unidade, no grupo em que a mesma apresente a maior medida de inserção.

Palavras-chave : Discriminant Analysis; Score Classification; Linear Programming; Data Envelopment Analysis (DEA).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )