SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Paper closets: heterosexism in the textbooks of Spanish as a foreign languageGender in contemporary italian context: A focus on informal education and proposals for a gender sensitive approach through intergenerational and intercultural dimensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

SANTOS, Hugo M.; SILVA, Sofia Marques da  and  MENEZES, Isabel. Para uma visão complexa do bullying homofóbico: Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolas. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.117-131. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.07.

Apesar do crescente interesse pela investigação LGBTI, em Portugal são escassos os estudos sobre bullying homofóbico. Este artigo explora as representações e as experiências de estudantes do ensino secundário sobre bullying homofóbico, com recurso a 36 grupos de discussão focalizada com 232 raparigas e rapazes em 12 escolas públicas do Norte de Portugal. Constata-se a incapacidade do conceito de bullying homofóbico em abarcar todas as formas de violência homofóbica e heteronormativa da e na escola. A maior expressividade do fenómeno relaciona-se com os seus processos de construção da masculinidade no contexto das culturas juvenis, cuja incidência quotidiana nos desafia a questionar as oportunidades para a construção de uma cidadania inclusiva da diversidade sexual na escola.

Keywords : Escola; bullying; homofobia; masculinidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License