SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Entre la pandemia y el populismo: una mirada a las candidatas para las elecciones presidenciales de 2021 en PortugalBARRERAS EN EL ACCESO A SALUD SEXUAL Y REPRODUCTIVA: EXPERIENCIAS DE MUJERES CON DISCAPACIDAD EN EL EXTREMO SUR DE CHILE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

FREIRE, Priscila. “O PROBLEMA DO GêNERO” NA POLíTICA EDUCATIVA: DOS MARCOS INTERNACIONAIS AO QUADRO ATUAL DO BRASIL. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.69-87. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.05.

Este artigo incide sobre a questão do gênero na política educativa e tem por objetivo analisar a forma como as conceptualizações de gênero estão presentes, ao nível macro, em instrumentos de política para a educação escolar no Brasil e nos marcos de orientação internacionais. Trata-se de uma abordagem feminista que propõe um olhar crítico sobre o discurso da política pública de educação. A análise dá conta de que a igualdade de gênero, em contexto nacional e internacional, se depara com entraves macroestruturais que ainda privilegiam a educação escolar numa perspectiva masculinista e pró mercado capitalista.

Palabras clave : Gênero; sensibilidade de gênero; política educativa; Brasil; crítica feminista..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )