SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46ENTRE A PANDEMIA E O POPULISMO: UM OLHAR SOBRE AS CANDIDATURAS FEMININAS àS ELEIçõES PRESIDENCIAIS DE 2021 EM PORTUGALBarreiras no acesso à saúde sexual e reprodutiva: experiências de mulheres com deficiência no extremo sul do Chile índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ex aequo

versão impressa ISSN 0874-5560

Resumo

FREIRE, Priscila. “O PROBLEMA DO GêNERO” NA POLíTICA EDUCATIVA: DOS MARCOS INTERNACIONAIS AO QUADRO ATUAL DO BRASIL. Ex aequo [online]. 2022, n.46, pp.69-87. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.05.

Este artigo incide sobre a questão do gênero na política educativa e tem por objetivo analisar a forma como as conceptualizações de gênero estão presentes, ao nível macro, em instrumentos de política para a educação escolar no Brasil e nos marcos de orientação internacionais. Trata-se de uma abordagem feminista que propõe um olhar crítico sobre o discurso da política pública de educação. A análise dá conta de que a igualdade de gênero, em contexto nacional e internacional, se depara com entraves macroestruturais que ainda privilegiam a educação escolar numa perspectiva masculinista e pró mercado capitalista.

Palavras-chave : Gênero; sensibilidade de gênero; política educativa; Brasil; crítica feminista..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )