Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher
ISSN 0874-6885
LOPES, Mónica; SANTOS, Caynnã FERREIRA, Virgínia. Modalidades e graus de integração dos estudos sobre as mulheres, de género e feministas no ensino superior português: uma análise sistemática dos currículos. []. , 50, pp.54-78. 21--2024. ISSN 0874-6885. https://doi.org/10.34619/neqj-97bn.
^a
Resumo: Neste artigo, realizamos a primeira análise sistemática e abrangente da incorporação dos Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas (EMGF) nos currículos do ensino superior em Portugal. Mediante uma análise de conteúdo dos planos de estudo dos cursos e dos programas das unidades curriculares disponíveis nos websites das instituições, mapeamos um quadro de incorporação incipiente, acessória e precária dos EMGF, típica de fases precoces da institucionalização do campo. O estudo evidencia que há ainda um longo caminho a percorrer para uma efetiva e consistente integração dos EMGF no ensino superior no país.
^lpt^aAbstract: In this article, we conduct the first systematic and comprehensive analysis of the incorporation of Women’s, Gender and Feminist Studies (WGFS) in higher education curricula in Portugal. Through a content analysis of course syllabi and study program plans available on institutional websites, we draw a picture of incipient, accessory and precarious incorporation of WGFS, typical of the early stages of the field’s institutionalization. The study shows that there is still a long way to go for an effective and consistent integration of WGFS in higher education in the country.
^len: .