SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Incidência de depressão em idosos e fatores associados: revisão sistemáticaInstrumentos para mensuração da autopercepção de saúde em adultos: revisão de escopo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MISHIMA-SANTOS, Viviane; RENIER, Fabrício  e  STICCA, Marina. Teletrabalho e impactos na saúde e bem-estar do teletrabalhador: revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.865-877.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210327.

O teletrabalho é uma modalidade de trabalho flexível que vem sendo adotada nos últimos anos no Brasil e no mundo. Este estudo objetiva sistematizar e avaliar a produção científica nacional e internacional acerca dos impactos do teletrabalho para a saúde e bem-estar dos teletrabalhadores. Após seleção e refinamento dos artigos publicados nas bases de dados Pepsic, Scielo, Redalyc e PsycINFO (APA) no período 2002-2017, seguindo os critérios PRISMA, foram selecionados 16 estudos. Os dados foram agrupados nas temáticas, Saúde (Mental e Física), Qualidade de Vida no Trabalho, Satisfação e Bem-estar. Verificou-se baixo número de publicações que abrangem a saúde e teletrabalho, se comparada aos vários aspectos que são abordados em estudos sobre o tema. Os resultados encontrados apontam que a redução de deslocamentos, flexibilidade, autonomia e apoio da supervisão apontaram que estes, impactam positivamente na saúde do teletrabalhador e, que o isolamento e a falta de contato social são fatores negativos, mas que podem ser contornados com intervenções.

Palavras-chave : Teletrabalho; saúde; bem-estar; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )