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Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MARQUES, Fabiana; TESSARI, Vitória; SILVA-JUNIOR, Manoelito  e  WAMBIER, Denise. Impacto das condições bucais na qualidade de vida entre acadêmicos de odontologia. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.137-147.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240112.

O objetivo do estudo foi analisar os fatores associados ao impacto das condições bucais na qualidade de vida (ICBQV) entre acadêmicos de Odontologia. O estudo transversal e analítico foi realizado com a totalidade de acadêmicos matriculados no curso de Odontologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no ano de 2019. Utilizou-se na coleta de dados por um instrumento com questões sobre características sociodemográficas, uso de serviço odontológico e o Oral Health Impact Profile (OHIP-14). A variável dependente foi a prevalência do impacto das condições bucais na qualidade de vida, dicotomizada em "sem impacto" (Escore = 0 em todas as 14 questões) e "com impacto" (Escore ≥ 1 em pelo menos uma das 14 questões) associada as variáveis independentes (sociodemográficas e uso de serviço odontológico) com análise bruta e ajustada de regressão de Poisson com variância robusta (p<0,05). Participaram do estudo 194 (66,2%) acadêmicos, sendo a maioria mulheres (79,2%), ≤ 20 anos (51,0%), renda familiar acima de R$ 3.000,00 (82,5%), cursando acima do 3º ano da faculdade (51,0%) e que visitaram um dentista nos últimos 6 meses (66,0%). Um total de 168 (86,6%) relataram impacto, a dimensão de desconforto psicológico (73,2%) e dor física (72,2%). No modelo final, acadêmicos que cursavam o 1º e 2º anos apresentaram 18% maior chance de apresentar impacto das condições bucais na qualidade de vida (RP=1,18; IC95%:1,06-1,31, p=0,003). Conclui-se que o impacto das condições bucais na qualidade de vida teve prevalência alta e foi associado aos anos iniciais entre os acadêmicos de Odontologia.

Palavras-chave : Estudantes de odontologia; Qualidade de vida; Saúde bucal.

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