SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Processo de comunicação de más notícias na perspectiva de residentes de medicinaObservatório de saúde psicológica e bem-estar: monitorização e ação nas escolas portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PACHECO, Mariana et al. Saúde mental de profissionais de saúde no cuidado a COVID-19: revisão integrativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.3, pp.831-842.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240304.

Ser profissional de saúde durante a maior pandemia dos últimos tempos coloca o trabalhador em situação de exposição de sua saúde física e mental. Esta pesquisa tem como questão norteadora: qual a produção existente na literatura científica acerca da saúde mental dos profissionais de saúde durante a pandemia pelo novo coronavírus? Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Para o levantamento dos estudos foi utilizada a estratégia PICO. Realizou-se a busca pelos descritores cruzados com os operadores booleanos AND e OR com artigos publicados nos anos de 2019 e 2020. Inicialmente foram identificados 607 artigos. Destes, 68 duplicados foram excluídos. Após leitura de título e resumo, restaram 39 para leitura de texto completo. Ao final, 24 artigos foram selecionados para análise. Emergiram dados sobre sono, sofrimento psicológico, ser profissional da linha de frente, influência da idade/sexo e apoio social nas condições de saúde, bem como dados sobre sentimentos negativos como ansiedade, depressão, resiliência, Burnout, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e relatos de experiências anteriores em agravos de saúde pública. Conclui-se que estes estudos refletem como a pandemia influenciou na saúde física e mental dos profissionais de saúde trazendo dados sobre piores condições de sono, desenvolvimento de sofrimento e distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Por outro lado, o acesso ao EPI previu melhor saúde física e satisfação no trabalho, levando a um menor nível de angústia; o apoio social e estar em um relacionamento sério podem ser tidos como fatores de proteção.

Palavras-chave : Saúde mental; Profissionais de saúde; Infecções por coronavírus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )