SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Biceps curl exercise: endurance time and load level effects in the electromyographic activity of lumbar musclesAsymmetry analysis of overarm throwing and kicking motor patterns in children. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

BRUZI, Alessandro et al. Efeito do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora: um estudo exploratório. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.2, pp.179-187. ISSN 1645-0523.

O efeito de diferentes números de demonstrações na aquisição de habilidades motoras ainda não está claro. Isto incentivou a investigação do efeito do número de demonstrações na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. Quatorze sujeitos foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos: uma demonstração (D1), duas (D2), quatro (D4) e oito (D8). O experimento constou de três fases: aquisição, com 70 tentativas do arremesso "profissional", a 2,37m do alvo; teste de transferência após 3 minutos, com 10 tentativas da pegada em "V", a 3,37m; e teste de retenção da aquisição, com 10 tentativas, após 10 minutos. Na análise do padrão de movimento, pela moda, não se detectou diferença significativa intergrupos (p>0,05) e detectou-se, no índice de variabilidade do padrão de movimento (IVP), diferença intergrupos no bloco 1 do teste de retenção, sendo 4 e 8 demonstrações superiores. Os resultados mostram que todos os grupos foram semelhantes na aprendizagem da tarefa. Além disso, 4 e 8 demonstrações apresentaram uma maior flexibilidade no padrão de movimento.

Keywords : aprendizagem motora; habilidade motora; número de demonstrações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )