SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Basketball game rhythm in the European Competitions Finals’ (1988-2006) and the game-related statistics that discriminate between fast and slow paced gamesThe contextual interference effect in elderly people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ciências do Desporto

Print version ISSN 1645-0523

Abstract

PINHO, Dayane M.; LAGE, Guilherme M.; UGRINOWITSCH, Herbert  and  BENDA, Rodolfo N.. Efeito da complexidade da tarefa na direção da transferência bilateral em habilidades motoras seriadas . Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp.209-216. ISSN 1645-0523.

O efeito da complexidade da tarefa na direção da transferência bilateral em habilidades motoras seriadas foi investigado através de dois experimentos. Vinte participantes praticaram uma tarefa de menor complexidade (digitação de uma seqüência de teclas) no primeiro experimento, e outros vinte participantes praticaram uma tarefa de maior complexidade (posicionamento de bolas de tênis entre recipientes) no segundo experimento. A meta para ambas as tarefas foi executar os movimentos na maior velocidade possível. Em ambos os experimentos, os sujeitos foram designados aleatoriamente para: 1) grupo de sujeitos que praticou com a mão preferida e foi testado com a mão não-preferida (GMP) e outro grupo que praticou com a mão não-preferida e foi testado com a mão preferida (GMNP). Os experimentos constaram de pré-teste, aquisição e pós-teste. As análises entre o pré e o pós-teste indicaram que, independente da direção da transferência e complexidade da tarefa, os doisgrupos se beneficiaram da transferência bilateral, tanto em termos de desempenho quanto de consistência. A análise dos resultados entre o fim da aquisição e o pós-teste permitiu observar uma relação inversa entre a direção da transferência e complexidade da tarefa. Os resultados são discutidos em termos do tipo de processamento requerido nas tarefas.

Keywords : aprendizagem motora; efeito de transferência; transferência bilateral; complexidade da tarefa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )