SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Potencialidades e ameaças do ativismo jurídico transnacional no ativismo LGBTI no continente africanoRedes Sociais da Internet como “Tubo de Escape” Juvenil no Espaço Político-Urbano em Moçambique índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos de Estudos Africanos

versão impressa ISSN 1645-3794

Resumo

MIGUEL, Francisco Paolo Vieira. Por uma Política com “Respeito”: A institucionalização da homossexualidade no programa radiofônico moçambicano Café Púrpura. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.40, pp.141-166.  Epub 14-Mar-2022. ISSN 1645-3794.  https://doi.org/10.4000/cea.5463.

O presente artigo busca compreender o processo de “institucionalização” (Douglas, 2007) da homossexualidade em Moçambique, a partir do caso etnográfico do programa radiofônico Café Púrpura, patrocinado pela LambdaMoz - a maior organização LGBT do país - e transmitido em cadeia nacional no segundo semestre de 2018. Ao analisar cinco de seus episódios, chegamos à conclusão que o movimento LGBT moçambicano busca não somente institucionalizar a homossexualidade através de discursos, símbolos e valores, mas o faz a partir de uma perspectiva política específica, qual seja, uma política de “base” de não confrontação violenta contra a sociedade mais ampla. Nesse sentido, os dados conduzem à reflexão sobre uma importante categoria nativa na semântica homossexual local, a “tolerância”.

Palavras-chave : África; Moçambique; LGBT; movimento social; política; mídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )