SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67Eleições, integridade eleitoral e populismo: Uma análise dos pontos críticosA sombra do passado autoritário na Península Ibérica: Os fracassos e o sucesso dos partidos populistas de direita radical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

FIGUEIRAS, Rita. Populismo: Um instrumento dos média e das plataformas digitais?. Relações Internacionais [online]. 2020, n.67, pp.27-40.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a03.

Este ensaio debate o modo como a reconfiguração neoliberal dos média ocidentais os tem tornado cúmplices, ainda que involuntários, de projetos políticos e estratégias de comunicação populistas. Se essa cumplicidade é facilmente explicada por razões económicas, neste ensaio pretendemos refletir sobre a institucionalização de uma lógica cultural reconfiguradora do projeto democrático dos média. Deste modo, o ensaio argumenta que a expansão de um ethos neoliberal na indústria dos média representa um recuo para a tradição de responsabilidade social e, simultaneamente, uma oportunidade para a propagação do populismo enquanto ideologia. Por sua vez, esta mudança instiga a adoção de estratégias de comunicação populistas pela política mainstream.

Palabras clave : jornalismo; populismo; tecnologia; comunicação política..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )