SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67Eleições, integridade eleitoral e populismo: Uma análise dos pontos críticosA sombra do passado autoritário na Península Ibérica: Os fracassos e o sucesso dos partidos populistas de direita radical índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FIGUEIRAS, Rita. Populismo: Um instrumento dos média e das plataformas digitais?. Relações Internacionais [online]. 2020, n.67, pp.27-40.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a03.

Este ensaio debate o modo como a reconfiguração neoliberal dos média ocidentais os tem tornado cúmplices, ainda que involuntários, de projetos políticos e estratégias de comunicação populistas. Se essa cumplicidade é facilmente explicada por razões económicas, neste ensaio pretendemos refletir sobre a institucionalização de uma lógica cultural reconfiguradora do projeto democrático dos média. Deste modo, o ensaio argumenta que a expansão de um ethos neoliberal na indústria dos média representa um recuo para a tradição de responsabilidade social e, simultaneamente, uma oportunidade para a propagação do populismo enquanto ideologia. Por sua vez, esta mudança instiga a adoção de estratégias de comunicação populistas pela política mainstream.

Palavras-chave : jornalismo; populismo; tecnologia; comunicação política..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )