SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67Put your action where your mouth is: A relação entre atitudes populistas e participação política em PortugalA NATO e os desafios até 2030 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Relações Internacionais (R:I)

versión impresa ISSN 1645-9199

Resumen

DAEHNHARDT, Patrícia  y  GASPAR, Carlos. Portugal e a revisão do Conceito Estratégico da NATO. Relações Internacionais [online]. 2020, n.67, pp.75-88.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2020.67a06.

A comunidade transatlântica enfrenta, desde há mais de uma década, um crescendo de crises resultantes da mudança na distribuição de poder internacional e regional que têm levado à sua erosão, com implicações sérias na transformação do contexto de segurança para Portugal, a Europa e o Atlântico Norte. Portugal é um dos fundadores da Aliança Atlântica cuja defesa é inseparável da aliança com os Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e, como tal, tem a obrigação de contribuir para a preparação do novo Conceito Estratégico da NATO e para a definição das suas prioridades estratégicas perante a nova balança de poder internacional.

Palabras clave : NATO; Portugal; Conceito Estratégico; comunidade de segurança transatlântica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )