SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue69The Biden synthesis: a liberal Order for a system undergoing a power transitionBiden and the transatlantic partnership come back: opportunities and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Relações Internacionais (R:I)

Print version ISSN 1645-9199

Abstract

TOME, Luís. China e Ásia-Pacífico na política da Administração Biden: Operacionalizando um «sistema internacional estável e aberto» e um «Indo-Pacífico livre e aberto». Relações Internacionais [online]. 2021, n.69, pp.35-68.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.69a02.

Este artigo interpreta a política da Administração Biden em relação à China e à região da Ásia-Pacífico, na procura de restaurar a posição global dos Estados Unidos. São apresentadas as prioridades de Biden em relação à China e ao «Indo-Pacífico livre e aberto» à luz do legado de Trump, das transformações internacionais e da sua visão de um «sistema internacional estável e aberto». Depois, é descrita a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o eixo China-Rússia e a tentativa de mobilizar os aliados e parceiros democráticos dos Estados Unidos. Por fim, são analisados os dilemas e os limites da competição Washington-Pequim, e as novas possibilidades de articulação de Washington quer com os seus aliados, quer com os seus competidores.

Keywords : Presidente Biden; China; política externa americana; Ásia/Indo-Pacífico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )