SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69Biden e o regresso da parceria transatlântica: Oportunidades e desafiosOs Estados Unidos e a América Latina: de Biden a Trump índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FREIRE, Maria Raquel. A Rússia na agenda da Administração Biden. Relações Internacionais [online]. 2021, n.69, pp.79-86.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.69a04.

O contexto internacional em que as relações entre os Estados Unidos e a Federação Russa se desenvolvem tem sido marcado por dissensão e afastamento, em particular desde a guerra na Ucrânia em 2014. O papel da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa tem sido limitado na sua capacidade de decisão e atuação. A União Europeia tem também gerado descontentamento na Rússia, assim como a política de alargamento da nato tem sido descrita por Moscovo como uma ameaça à segurança russa. Por conseguinte, a Administração Biden toma posse num momento marcadamente difícil, apesar da postura do antigo Presidente Donald Trump ter sido errática e ambivalente face à atuação de Moscovo.

Palavras-chave : Rússia; Estados Unidos; China; Joe Biden.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )